sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Berlin

Se a viagem foi ate que longa, o post tambem ha de ser. Vamos la...
Antes de sair pra pegar o trem eu troquei umas messagens com um alemao que ja esteve no Brasil e que ia me hospedar pela primeira noite, e ele estava doente e meio que deu pra tras. Entao do aeroporto de Berlin eu fui direto pra um hostel, que descobri pelo guia turistico que peguei na biblioteca(!). Eu soh sabia ir ate o hostel tambem porque o que eu escolhi, o mais barato, ficava praticamernte AO LADO do lugar que eu sabia que ia ficar nas duas ultimas noites (eu tentei destribuit minhas noites, pra nao pesar mto em uma pessoa que me oferecesse o sofa), entao eu tinha todas as indicacoes de como chegar.
Quando cheguei no hostel eu liguei pra brasileira amiga de uma amiga e combinei de ir pra casa dela pra sair coom ela a noite. Arranjei um mapa, vi que nao era longe, entao resolvi ir andando. Sabado a noite, milhares de lugares abertos. Eu estava no lado oeste (divisao do muro) e muitos lugares tem um certo ar de velho, que eu gosto, inclusive os bares. Passei a noite com 3 brasileiros e uns amigos intercambistas deles. Nos nao conseguimos entrar na "balada" que queriamos, mas foi divertido.
De manha fui pra casa de um cara que ia me hospedar no domingo e na segunda. A gente se deu mto bem (eu escolhi, logico, pessoas cujos profiles indicavam que eu teria algo em comum, alem de ler referencias de pessoas que eles hospedaram hoje). Ele disse que um amigo tinha emprestado um carro e que se eu quisesse, ele me podia me mostrar os lugares mais famosos, mas que antes ele tinha que ajudar um amigoa fazer parte da mudanca dele. Eu fui tomar cafe da manha enquanto ele fazia isso, e depois ele passou pra me pegar onde eu estava e passamos em varios lugares, inclusive o muro, Brandenburg gate, memorial para os judeus, outro memorial para soldados russos (vou colocar nomes nas fotos). Enfim, tour turisco completo, com insights historicos e tudo o mais. Eventualmente ele me deixouno museu judaico, famoso e que eu queria ver, e foi devolver o carro.
No outro dia eu acordei eu fui pra uma galeria do Salvador Dali porque eu tinha tinha tinha que ver as gravuras que ele fez para ilustrar a Divina Comedia. E vi. Depois andei ate o centro, passando por varos pontos historicos, e acabei no museu de antiguidades. Apos um pouquinho de curso de historia da arte, historia da grecia em geral, foi mto bom. Fotos no album.
Jantei junto com o cara que estava me hospedando e nos andamos mais um pouco por ai. Essa noite a gente acabou conversando horas e horas.
No outro dia eu sabia que eu soh poderia ir pra outra casa onde eu ia ficar as ultimas duas noites, com um casal de 20 anos, umas 6 da tarde porque eles tinham entrevistas de emprego em geral no dia. O meu anfitriao disse que nao tinha problema, ainda bem, entao eu sai (acho que fui ao museu egipicio, andei horrores pra variar, fui na galeria de arte alema e num predio que tb eh uma galeria, mas que parece um predio abandonado e eh todo grafitado etc). Quando voltei, juntei minhas tralhas e fui pra nova casa, que era perto do tal hostel.
O casal eh um frances, que mora na Inglaterra e que esta passando dois semestres em Berlin e a moca eh uma ucraniana tradutora, os dois falam em alemao, mas em geral conversam em ingles pq eh mais facil. Eles nao tiveram tanto tempo pra mim quanto o outro, nem tanto em comum para resultar em longas conversas, mas eles certamente eram uns amores. O apartamente em que eles estavam era de uma conhecida dele, que esta viajando e falou que eles podiam ficar la se cuidassem dos dois gatos (!). O apartamente era bem bizarro, principalmente porque o box e o chuveiro ficam na cozinha. Dai vc tem que avisar pra quem quiser usar a cozinha usar antes de vc entrar no banho. A privada fica fora do apartamente, e o aquecimento eh, digamos, classico...tives que fazer fogo (em dois fornos proprios para isso). Sim, o predio era bem antigo.
Eu fiquei com eles a noite. Na noite que cheguei nos fomos ate um bar 20m do predio, que eles vao sempre. Uns amigos deles estavam la e um norte-americano, entao a maior parte das conversas foi em ingles.
Na quarta eu fui ate a Victory Tower (fotos), tambem um ponto famoso. Subi os 300 degraus, mas a vista nao estava la grande coisa, ja que estava nublado - como todos os outros dias. Depois fui ate um palacio e mais dois museus, ja eu tinha comprado um ticket que te da direito a entrar em varios museus "de graca" por 3 dias. Vale a pena. Eh meio bizarro isso de passar mor tempo em museus, mas eu vi coisas fantasticas. Talvez eu pudesse ter andando mais por ai, mas eu acho que eu consegui ter uma visao geral do que eh Berlin, leste e oeste. De qualquer forma o tempo nao estava la muito amigavel. Nevou, choveu, ventou. Logico que nao o tempo todos, mas tava frio.
A noite eu fui com um casal num bar de blues, eles iam ser meio que entrevistados pra trabalhar la as quintas e sabados. Alem de ir la, eles tem que ajudar a atrair pessoas pq, logo vimos, ninguem vai la. Mas o lugar era mara, e logo chegou uma banda e a musica tava otima. Como nao tinha ng e eles estavam soh improvisando, eu tb toquei! Marcella tocou bateria em Berlin. O casal logo quis ir embora (nhe), mas foi divertido tambem.
Nos dois casos eu dormi na sala e ambos os sofas eram confortaveis. E, que coisa doida, quando voltamos do bar de blues, sentamos na sala - os dois na minhca "cama" e eu no outro sofa. Comemos, conversamos e eventualmente eles colocaram musica classica pra tocar e nos tres apagamos. La pras cinco da manha eles se tocaram e foram pro quarto deles, mas eu continuei no mesmo sofa.
Pra cidade que Berlin eh, eh muito barata. Eh muito diversificada em pessoas e lugares e coisas pra fazer. Vi pencas de turistas em grupos. Comida turca, arabe em geral eh mais comum que comida alema (classicas salsichas, linguicas, sei la). Eu acabei saindo todos os dias por causa dos anfitrioes. Na terca eu, meu anfitriao e um amigo dele (meio alemao, meio chileno e mto engracado) fomos num bar de decoracao muitissimo peculiar. Quando chegamos tinha um homem cantando...as pessoas escolhiam que musica antiga eles gostariamd e ouvir, e ele pegava um vinil, colocava no gramofone(!) e cantava acompanhando a melodia do vinil. Achei fantastico.
Enfim, acho qu eh isso. Eu gostei bem da cidade e esse negocio de andar com moradores tambem eh otimo.
No ultimo dia eu fui no museu do cinema e fui ate um campo de concentracao. Sim. E isso nao da pra comentar muito, soh sentir.
Eu me locomovi o tempo todos de trem, sao varias linhas. Algumas estacoes soa mega confusas quando vc tenta mudar de linha, mas em geral eh mara. Tambem tem telas indicando quantos minutos falta para o trem chegar, acho util. As portas nao abrem automaticamente, exceto em algumas estcaoes sempre cheias. As portas tem um botao que vc aperta pra que elas se abram se vc quiser entrar ou sair. Achei isso lindo no frio, pq nem todas as estacoes sao no subsolo.
Sair da Alemanha foi uo. Na ida eu estava com uma bolsa e a mochila, na volta eles disseram que soh podia passar com uma mochila, tive que me virar nos trinta.
Vou postar o resto das fotos agora...

3 comentários:

  1. OI gata.
    Nossa a viagem me pareceu rápida, mas com muitas histórias a contar.
    Amei os museus, amigos e tudo mais.
    Bjoca - Eliane

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionado com seu espirito cigano, e a vontade de andar ....andar ....andar....qual o proximo passeio heim....e as aulas agora a coisa vai ser seria....n rs rs ..bj enorme
    jl

    ResponderExcluir
  3. Má.. to lendo de trás pra frente (eventos mais recentes antes) e li até esse.. agora tenho que sair e logo lerei tudo, eu adoro acompanhar, e parece que vou viajando junto com você.. aliás, que vontade de ter feito essa viagem com você, e que vontade de que vc estivesse comigo nas minhas.. a gente se daria bem também viajando, sinto que temos a mesma energia para viagens.. enfim.. temos muita vida pela frente ainda e sei que ainda mochilaremos por aí..
    continue postando e contando dessa sua maneira gostosa.. adoro!
    Beijos mil
    Belle

    ResponderExcluir