quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Kalmar nat

As malas continuam sob o colchao! Essa a minha cama. Economizo e acho um lugar pertinente pra guarda-las...Pra mim parece otimo, hahaha.

Esqueci de escrever sobre como foi lavar roupa. Eh tudo em sueco, entao foi meio aventura.
Para poder lavar, voce tem que reservar 1, 2 ou 3 maquinas com um dia de antecedencia (ou na hora, se alguem que reservou desistiu, nao pode ir, enfim...se a pessoa nao ativou suas maquinas, vc pode pegar de ultima hora). Eu reservei no sabado pra domingo, e domingo eu fui lah e disse que eu nao tinha reserva. Tive que reservar de novo pro outro dia, ja que domingo eh badalado e ng desistiu de sua reserva. Pra reservar eh tudo em sueco, mas meio decifravel. A unica coisa que eu fiz de errado na primeira vez eh que eu precisava confirmar duas vezes a reserva e eu soh confirmei uma...enfim: eh uma maquina que fina na parede, ao lado da porta que da acesso as maquinas. Pra abrir a porta, quando vc tem reserva, vc tem que passar um negocio x magnetico que vem com a chaves e que serve tb pra abrir a porta do predio e do corredor - depois eu tiro fotos. Vc passa o coiso magnetico na maquina, pede pra abrir a ativa as maquinas. Depois vc tem que passar o coiso magnetico na porta duas vezes. Eh praticamente um cofre aquilo.
Fica tudo no "porao". As maquinas de lavar sao como nossas secadoras...a JANELINHA nao fica em cima, mas na frente. E sao pequenas. Pelo que eu entendi, so pode colocar no maximo 5 kg, entao em geral as pessoas reservam logo as 3 maquinas que tem na sala. Sao 3 salas com 3 maquinas de lavar e duas secadoras cada. Uma secadora eh como a nossa, que fica girando haha, e a outra parece um guarda-roupas. Vc pendura as coupas, fecha as portas e liga...ele solta ar quente. Tb descobri que tem umas salas com varais - soh nao sei se rola algum mecanismo que jogue ar quente la dentro...deve haver. Acho que essas salas sao pra quando tudo der errado, seu tempo acabar, as secadoras estiverem ocupadas etc. Vc tem uma hora e meia pra usar as maquinas e depois mais uma hora pra voltar a entrar la. Depois de 2h30 vc simplesmente nao consegue mais passar pela porta antes da 1 ou 2 da manha, quando ela eh libera. Nao entendi bem isso, mas foi o que me falaram. Pretendo nao descobrir em pessoa.
Dai que eu fui e tinha milhares de botoes na maquina e instrucoes em sueco. Entrou um cara, eu perguntei que raios eu tinha que fazer, ele falou pra eu apertar soh dois botoes. Ora, era um cara. Eu devia ter arranjado uma menina, pq depois fiquei olhando lah e vi que tem opcao pra amaciante, se sao roupas coloridas ou brancas etc. Ficou sem amaciante a primeira...
Ainda nao usei a secadora armario pq da trabalho e nao sei como usar. A outra eh simples e em ingles!

Ok, mudando de assunto, eu comprei uma bicicleta ontem. Achei num site parecido com mercado livre, mas que libera o telefone de quem esta vendendo. Liguei pro cara, marcamos horario pra eu ver a bicicleta e acertamos preco. Tive que pegar onibus pra ir pra la, mas achei que ia voltar de bicicleta. Not. A bicicleta vem com os refletores que a lei sueca requere, com uma "cesta" de metal pra por mochila, sacolas, enfim...e com a corrente propria pra bicicleta pra ninguem levar (qual o nome mesmo? comecou...). Tudo bonito, MAS...falta a camara de ar do pneu da frente. Entao tive que voltar andando 5 km, fora o que andei enquanto me perdia. Comecou a nevar no meio da minha longa caminhada, mas quando neva parece que eh menos pior. Nao eh tao ruim quanto vento, nao molha tanto quanto chuva, nem atrapalha tanto a vista quanto chuva. Soh sei que nuuunca mais parou de nevar.
Mais a noite a polonesa, minha vizinha de porta, chamou pra ir num pub. Ja estava tudo branco pelas ruas, e ainda nevando. Na mesa das pessoas que ela conhecia soh tinha intercambista. Me convidaram pra uma noite francesa de vinho que queijo na quinta que eu quero ir, mas a ver...as pessoas curtem convidar em geral, parece. Os eventos comecam a se empilhar. Ontem algumas pessoas do corredor fizeram uma noite do taco, e queriam que eu participasse, mas eu ia sair. Na quinta ou vou a uma nacao, ou vinho com queijo. Sexta tb tem duas festas possiveis e um outro evento mais, ahm, cultural. Isso pq eu ainda nem fiz mtos amigos...
O pessoal de ontem era simpatico, a cerveja era 3 euros, a musica um pouco alto demais e o cha de graca. Fomos umas 20h e voltamos 23h30. A maioria desse pessoal, pelo que eu entendi, esta no segundo semestre aqui...mais ambientados, entao. Uma finlandesa simpatica mora no predio em frente ao meu, mas ela foi embora cedo pra treinar volei as 9 da noite, oi?
A polonesa esta pensando em chamar uma pessoas pra nossa cozinha no sabado.

Mudando de assunto novamente, uma coisa que eu notei desde o primeiro dia eh que se voce oferecer comida, as pessoas aceitam. Oferecer nao eh necessario, como no Brasil. Se voce oferece eh pq vc realmente nao quer mais ou quer partilhar, entao as pessoas super aceitam. Minhas barras de cereias acabaram em um dia assim.

4 comentários:

  1. Que perrengue, né!
    Criatura, q frio é esse.
    já estou congelada só de ver as fotos.
    Mais, parece q é td organizado e as pessoas são legais.
    è impressão minha ou não tem nenhuma foto sua?
    Bjs, saudades. Grá.

    ResponderExcluir
  2. Ah tá! Muitos eventos, festas e estudar que é bom nada...risos. Beijocas, Tia Lú

    ResponderExcluir
  3. Vc. tá com uma dificuldade pra se enturmar não é?
    Lindinha minhas aulas começaram e na quarta e meus alunos são "legais"!É o que parece. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Então o nome da corrente que vai na bicicleta seria uma corrente com cadeado?! rsrsrs
    Super festas e eventos, nossa que povo mais alegre não?!
    POis é a finlandesa deve gostar mto de jogar, até parece com alguém que eu conheço... rsrs

    Ve se tira fotos sua na neve né?!
    Bjus

    ResponderExcluir