terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ai, o frio

To no pc de um dos meu vizinhos, dentro do quarto dele! ele ofereceu ontem, eu falei que nao precisava, e hoje perguntei de podia aceitar a oferta de ontem. eu achei que o pc iria ate a sala, mas algo com a energia ou bateria impediu isso, entao estou eu sozinha no quarto dele enquanto ele janta. Entao sim, claramente as pesoas sao altamente amigaveis por aqui e essa eh a melhor parte.

Obrigada a todos que enviaram comentarios desejando parabens! Saudade antecipadas de todos ja.

Espero que eu consiga lembrar tudo...os dias foram longos!
Depois que eu postei no domingo eu fiquei la na sala do hostel com as belgas e logo comecou a encher de gente e eu conevrsei com varias pessoas, principalmente com um dinamarques que morou em Maceio. Depois eu contei para as meninas que faltavam 45 min para o meu aniversario e elas foram muito fofas, quiseram esperar e quando deu meia-noite uma delas me deu um chocolate que eu sei que ela tinha comprado pra dar pra mae dela.

de manha nos pegamos o trem e elas desceram em malmo, eu continuei ate lund e foi horrivel chegar com aquelas malas gigantescas. eu tinha que trocar o dinheiro pra poder ligar para o meu locatario pra ver se eu podia vir pro quarto ou se tinha que ir pro albergue. troquei o dinheiro, mas so depois notei que nao tinha a moeda certa, ainda, pra ligar. entao eu desencanei, peguei o taxi (carissmo) para o quarto que eu devo ficar mesmo. o zeh me deixou no lugar errado e eu tive que perguntar pra pessoas que me emprestaram um cel e eu liguei pro meu locatario. tive que andar na neve com as malas ate o lugar certo - logico que as rodinhas nao funcionaram mto - tendo que fazer muitas paradas. mas cheguei...e dormi no quarto certo ja. o quarto e otimo, a localizacao do apertamento eh PERFEITA pq eh mto perto do centro da cidade e da universidade. ja andei horrores.

logo que eu cheguei um amigo do meu locatario me convidou pra almocar com ele e um amigo, gracas a deus, pq a grande maioria dos menus estao soh em sueco. eu conversei bastante com esse e mais tarde ele me emprestou o colchao em que eu dormi! ele eh a pessoa com quem mais conversei ate agora, certamente.
depois do almoco eu arranjei um chip pro celular e um numero sueco (hoje descobri que nao precisava pois meu coordenador ia dar um de qualquer forma, mas ele nunca avisou). depois voltei pro quarto e conheci mais pessoas do corredor, todas simpaticas. o unico problema eh que, conforme eu esperava, quando eles se juntam eles falam sueco.
a essa altura ue ja tava cansada, mas o locatario ainda estava limpando o quarto para que eu pudesse entrar e pra inspecao. ha uma inspecao pra ver se a pessoa nao estragou nada no quarto e tal, e eu nao posso desfazer as malas enquanto nao inspecionarem. isso deveria acontecer hoje, mas o locatario nao ligou a tempo pq ele tinha um trabalho a fazer na faculdade. mais um dia de malabarismo com malas!
entao eu sai de novo pq precisava de travesseiro e coberta com que dormir. fui ate o centro e a vendedora da loja disse que se eu pegasse um onibus ate o norte da cidade seria bem mais barato. la fui. pegar o onibus foi mega dificil. tinha varios velhos no ponto e velhos nao falam ingles ou nao querer. o primeiro motorista de onibus pra quem perguntei tb nao sabia falar. ja tava na magoa quando compreendi e entrei no onibus e logo uma menina da turquia disse que me ajudaria a descer e assim o fez. comprei colchao/cama (que soh pode ser entregue hj), cobertor e travesseiro e voltei, apos perguntar algumas vezes qual onibus pegar e onde.

o norte-americano e a polonesa que moram aqui foram fofos tb. a polonesa faz a mesma materia que eu da sexta, entao devo ir com ela na minha primeira aula.

hoje eu abri a conta no banco, comprei cabides, vegetais e frutas numa pseudo-feira. almocei sozinha num tailandes que tinha no menu uma pavara que eu entendi por "vegetariana". tb visitei meu coordenador que pareceu apenas SEMI-informado. ele me deu uma sacola com mil mapas e guias com info sobre a cidade e tudo que eu preciso. algumas contradizem o que ele me disse. amanha tenho que fazer uma nova visita.

eu to resfriada entao to meio acabada. hoje parecia que estava mais frio pq estava ventando mais. entao resolvi ler tudo que tinha na sacola que o coordenador deu. eventualmente ue criei coragem pra sair de novo pq tinha que comprar sal para fazer minha janta pela primeira vez. a janta foi facil fazer...mas o mercado. jeova. tem coisas que da pra adivinhar, mas algumas nao da. hoje eu comprei o livro do curso de sueco e devia ter comprado um dicionario tb. na proxima levarei, haha. comprei acho que MEIO quilo de queijo gouda pq era o melhor custo beneficio. esse quejo deve ser o mais furelo pra eles, mas eu to achando mara. eh da suica e tudo. hahaha
quando eu estava fazendo janta entrou um mocoiolo que mora aqui e falou que reservou a sauna e que se eu quisesse ir, que eu podia. eu oi? tem sauna? eu fiz a confusa. e agora pouco o dono do pc veio pegar uma toalha e avisar que ta indo pra sauna. eu perguntei se isso eh tipo um evento social, haha, ele disse que nao.

ACHO que eh isso. mta coisa pra lembrar! depois posto fotos da cidade, eh linda.
devo ir dormir agora!

4 comentários:

  1. Adooooro queijo Gouda, rola despachar uns pedaços?...risos. Bj, Tia lú

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vc tem uns vizinhos bons...
    Nossa queria ver a cena de vc pegando o ônibus, deve ter sido massa!! rsrsr
    Caramba quantas aventuras!
    Mas boa sorte aí pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Pra vc ver que não é só o pessoal da USP que é
    enrolado, pelo jeito seu coordenador não fica atrás.Bom saber que o pessoal é bacana assim a convivência se torna mais fácil.Vê se compra o dicionário antes de ir novamente no mercado né!
    Beijos tia Fá.

    ResponderExcluir
  4. Hummm...tô com vc! queijo gouda é tudo de bom. Já estamos com saudades, mas lendo assim, com todos estes detalhes, dá para imaginar a sua fisionomia e assim rir com vc ou de vc. Cuidado hein...evento social em sauna??...rsrsrs. Coodernador semi instruido ninguém merece....Bjs Mau

    ResponderExcluir