segunda-feira, 4 de maio de 2009

Noruega - relato

Entao que a Noruega eh genial e certamente o pais mais belo que visitei ate agora. Isso porque nem fui no norte da Noruega, que supostamente eh ainda mais extraordinario.
Eu passei dois dias em Oslo...la tive que ficar em hostel. Eu gostei bastante de um parque que eles tem la, chamado Parque Vigeland. Mas no conjunto eu diria que Oslo foi a parte menos interessante da viagem.
Na segunda eu fui pra Flåm para pegar um trem cuja rota, pelas montanhas, eh famosa por ser belissima. O tempo nao estava optimo, mas ainda sim fiquei impressionada.
Ao final da segunda eu cheguei em Bergen, uma cidade amavel, com casas de madeira, ruas estreitas e montanhas. A cidade eh rodeada por 7 montanhas, que eles chamam de "as sete irmas". Eu e meu anfitriao fomos ate o topo de uma delas na terca de manha. Os noruegueses tem como passatempo subir montanhas! nessa que subimos tinha uma trilha asfaltada e tudo. Na verdade, tinha tambem uma especie de trem que sobe a montanha, levando turistas preguicosos ou impossibilitados.
Meu anfitriao tem uma irma que fez intercambio na Paraiba ha alguns anos e ele mesmo esteve no Brasil durante 2 meses, ano passado. Ele entende bem portugues e fala um pouco. A irma dele fala super bem...eu a conheci na noite da terca, quando meu anfitriao fez pizza pra gente :)
Na quarta de manha eu peguei um barco pra descer ate Stavanger. Eu imaginei que o caminho fosse mais interessante do que foi de fato...mas talvez se tivesse sol eu tivesse gostado mais.
No final eu tive sol meio que dia sim, dia nao. Estava sol no meu dia em Oslo, mas nao no outro. Depois sol no meu dia em Bergen, mas nao na quarta. A temperatura esteve ok o tempo todo, ao menos.
Enfim, Stavanger eh uma graca tb. Eles tem muitas casas de 1800 e algumas mais antigas. Mas eu nao fui la pra ver a cidade, eu queria ir pra Preikstolen (foto no album). Meu anfitriao la foi comigo - mao na roda tb pq sozinha eu teria que pegar barco, onibus e sei la mais o que, e com ele eu soh entrei no carro e cheguei haha. Sao 6km pra subir, dando varias voltas. O comeco ja eh uma desgraca e eu ja estava calculando que eu teria que parar pra respirar mil vezes, mas eu me sai bem. A trilha tem umas partes bem cansativas, mas eh bem ok no geral. Eu fiquei orgulhosa de chegar ao topo, e soh de estar la...Eh mto bonito. Pena que as fotos nao traduzem nem a beleza, nem a sensacao de estar la. Nao eh a toa que meu anfitriao estava la pela decima sexta vez.
Nos ate subimos um p douco acima da Preikstolen antes de descer...
Brevemente eh isso. Agora soh viajo de novo dia 08 de junho, destino Russia!

3 comentários:

  1. Menina, que bom que esta de volta, se sua mae estesse perto não deixaria vc chegar tão perto da beirada, maluca, vc estava sem paraqueda, e com um sorriso no cantinho da boca ,,,mangando da gente...mas ou menos assim ...oi eu aqui cambada de frouxos...mas estou mutcho feliz pelos seus sonhos...que tambem são nossos..quem sabe apareço ai :!!!!!!!
    bj
    JL

    ResponderExcluir
  2. Oi lindinha, sabe que quando vi as fotos do
    fiorde, achei que era uma represa, então fui
    procurar pra descobrir o que de fato era e não
    é que na página da Noruega tem uma foto igual
    a que vc postou! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi gata.
    Amei as fotos, lugar lindooo, pessoas bonitas, mas me deu um frio na barriga de ve la tão pertinho do buracãoo rs.
    Bjoca - Eliane

    ResponderExcluir