quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cracóvia

Quis primeiro terminar os trabalhos que eu tinha que entregar essa semana antes de contar da Polônia. Eis que finalmente terminei e aqui vamos nós!
Na Polônia eu experimentei:
cervja quente com uma espécie de groselha e canela, uma espécie de liquor feito de gemas de ovo, gelatina semilíquida superquente, pudim meio que líquido e também quente, zapikankas mil (é simplesmente uma metade de baguete larguinha com queijo e legumes em cima, vai no forno), pierogui (igual pastelzinho, mas sem ser frito). a única coisa que não recomendo é a cerveja quente. mas a Carol gostou.
experimentamos tudo isso por ter um anfitrião genial. ele estudou em Lund tb e eu o conheci aqui. ele nós deu a sua cama e dormiu no chão, nos apresentou amigos fofos e simpáticos, nós levou a lugares legais e cuidou mega bem de nós.
na noite em que chegamos fomos direto comer zapikanka e depois pra um pub. poloneses curtem muito dividir coisas, principalmente alcool. tinha uma bebida que no bar eles vendiam em seis shots, pra uma pessoa só beber, mas eles sempre compravam pra dividir entre todos. cada um comprou pelo menos uma rodada, inclusive eu e Carol. depois todoas dançamos juntos etc. até o pessoal trabalhando no bar bebia e era super simpático.
no dia seguinte, domingo, ele nos deixou por conta porque tinha que resolver uma coisas e ir à igreja (o pessoal é bem mais religioso lá). nós ficamos na praça principal a maior parte do tempo, entramos na igreja principal, que é bela e passeamos na chuva. choveu quase o tempo todo e o fato de nós termos amado a cidade mesmo assim é bastante significativo!
essa coisa de escurecer as quatro da tarde não é nada legal pra turista. não dá tempo de ver nada na luz do dia. por essas e outras deixamos pra ir nas minas de sal que eles tem la mais profim da tarde, já que debaixo da terra o sol nunca chega mesmo. acontece que pegamos mega transito a caminho das minas e tivemos que desistir pq iamos chegar no lugar 15min. antes de fechar e pagar 12 euros pra ficar só isso seria estupidez.
conhecemos um dormirtorio polones, uma loucura. quartos com 3 pessoas, uma privada e um chubeiro pra pelo menos 12 e uma cozinha só com pia e torneira e um fogões meio de acampamento. e a galera faz sua própria vodka por lá, já que eles temu uma bebida que é acho que mais do que 90% alcool e de qualquer forma tem que ser misturada com alguma espécie de suco.
fomos a um castelo, passeamos no bairro judeu etc. e no último dia fomos a Auschwitz. pagamos por um tour com guia e foi o dinheiro mais bem gasto. eu gostei muito de ter aproveitado a oportunidade pra aprender sobre o lugar e também ver tudo de perto, pra chegar um pouquinho mais perto de entender o que aconteceu.
enfim, Polônia foi uma preciosidade! To sem fotos porque nao levei minha camera e Carol ainda nao me passou nada, mas logo eu arranjo.

E amanhã já parto pra próxima: Budapest, Viena e Praga, 3 dias em cada.